domingo, 25 de julho de 2010

Genética e Probabilidades

Sugestão de aula.
Tema: Probabilidades em genética.
Atividade: Construir tabelas no BrOffice Writer a partir do tema estudado.
Podemos considerar que muitos eventos, em nosso dia a dia, com certeza ocorrerão. O sol nasce e se põe todos os dias, uma caneta que soltamos de certa altura cai no chão. Nem tudo no entanto é certeza absoluta. Chegarei as 6h30min, se nada atrapalhar. O humor do motorista do táxi...etc. Os fatores que não estão sob nosso controle são chamados de acaso. Então, eventos que dependem do acaso são chamados de eventos aleatórios. Embora a ocorrência de um evento aleatório não possa ser “adivinhada” com segurança absoluta, pode-se fazer sobre ele alguma previsão, usando o conceito de probabilidade. Probabilidade é o número de eventos favoráveis dividido pelo número de eventos igualmente possíveis.
Exemplo 1: No lançamento de uma moeda, qual a probabilidade de se obter a face “cara”? Probabilidade= 1/2 ( o 1 é o número de eventos favoráveis; o 2 é o número de eventos possíveis).
Exemplo 2: No caso de dois lançamentos de uma moeda, podemos querer calcular a probabilidade de obter cara e coroa, sem levar em consideração a ordem dos eventos.
Veja os resultados possíveis na tabela abaixo:

Combinação de Probabilidades

Exemplo 3: em genética-tabela acima: Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de alelos (Aa x Aa) ter um descendente masculino e homozigoto dominante?
Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa. Portanto, filho ser homozigoto dominante é 1/4 e ser do sexo masculino é 1/2 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário