segunda-feira, 8 de junho de 2009

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


Ativ2.7 registro digital da
Projeto de Aula: Teias Alimentares - Espécies Interligadas.

Justificativa: Pela necessidade de valorização da natureza e da vida no planeta, conscientizar os alunos da importância de se preservar o meio ambiente natural.

Objetivos: - o aluno deverá reconhecer a importância de preservação e equilíbrio do meio ambiente preservando as espécies. - reconhecer a interdependência alimentar entre as espécies. - a importância do controle biológico entre espécies e controle no uso de inseticidas ou substâncias químicas para acabar com as pragas.


Aplicação: Aplicado numa turma de 31 alunos do terceiro ano do ensino médio, com duração de 3 aulas de 55 minutos, com conhecimentos prévios de Genes, Divisão Celular e Monoibridismo.

Desenvolvimento:
Aula 1
. Os alunos tiveram noções gerais através do Professor sobre a classificação dos seres vivos dentro de um ecossistema quanto a produção e consumo de alimentos. Também sobre o equilíbrio desses organismos referente ao predatismo necessário somente à sobrevivência. E ainda, que o desequilíbrio surge o aumento excessivo de certas espécies tornando-se pragas.
Após a turma é dividida em 4 grupos e cada grupo recebe um texto referente a pragas ambientais.
É feita a leitura textual, discutido e resumido pelo grupo. E ainda respondem em grupo a questão:Qual pode ter sido a causa da ocorrência dessas pragas?
Aula 2. Cada grupo apresenta aos demais o que era tratado no seu texto. Aberto a perguntas e discussões entre os grupos.
Aula 3: Na sala de informática os alunos assistem um vídeo referente ao tema. Deste vídeo os alunos devem fazer suas observações e depois responder a 3 questões propostas. vídeo




Avaliação: De forma coletiva, aspectos como envolvimento dos componentes do grupo na produção e explanação do tema e também avaliado a clareza de entendimento nas respostas às questões.


Webliografia: Teia alimentar – site: http://pt.wikipedia.org/wiki/teia_alimentar
Cadeia alimentar – site: http://pt.wikipedia.org/wiki/cadeia_alimentar
Ecossistemas e Cadeia alimentar – site: http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia
Vídeo youtube -teia alimentar – cadeia alimentar.


Resultados: Houve interesse por parte da grande maioria dos alunos, não tiveram dificuldades de entender a proposta de trabalho. Na informática, vários alunos demonstraram interesse maior procurando outros vídeos além do proposto, para o mesmo tema referido.
Houve algumas alterações como na seleção do vídeo. Inicialmente era específico para pragas ambientais, porém no dia não foi possível acessar a página (problemas no site).Nesse momento o professor teve de fazer nova opção.
Também ocorreu de dois alunos não aceitarem o trabalho em grupo, quiseram fazer somente os dois. Trabalharam o texto na primeira aula e não deram sequência pois não compareceram nas próximas aulas.
No geral foi muito produtivo, os alunos se envolveram e compreenderam realmente a proposta e acredito ter-se alcançado os objetivos. Acredito que pode-se trabalhar outros temas e perder o medo inicial de que não se possa ter os resultados esperados.

Fotos da turma:








Nenhum comentário:

Postar um comentário