domingo, 26 de julho de 2009

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Ativ.4.7 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O que é currículo?
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. Currículo escolar.
Todavia sabemos que o currículo de uma escola vai além do espaço da sala de aula,vai além do conteúdos relacionados para as séries, pois qualquer ambiente pode ser usado para adquirir ou construir conhecimento e também a socialização para que se forme pessoas cidadãs.
E a educação hoje necessita de reformulações em metodologias, em recursos didáticos, para poder acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente e ao qual está inserida. Não devemos no entanto, acreditar que o simples fato de a escola possuir computadores estará sendo atual e moderna. Corre-se o risco de mau uso sem finalidades objetivas e didáticas. Se, principalmente, o professor não for requalificado para essas tecnologias, a escola pode estar a usar o computador apenas como mais uma máquina auxiliar, assim como já houveram tantas outras, como retroprojetor, TV, etc. O professor ao propor o uso do computador na sua prática pedagógica, deve utilizá-lo para estimular o conhecimento, a capacidade de pensar e de criar do aluno. Se a escola como um todo se fechar para essas mudanças urgentes, estará sendo discriminadora com aqueles que não teriam outra oportunidade a não ser essa de poder participar dessas tecnologias e estar melhor preparado para o mundo competitivo atual.
Acredito que o computador auxiliará todo o processo de construção do conhecimento, porém não é somente isso, o professor como chave mestra para conduzir e mostrar ao aluno que ele também é responsável pelo sua aprendizagem. A aprendizagem humana é vista através de teorias diversas e a do construtivismo diz que o aluno é o responsável pela própria aprendizagem e que ocorre em etapas “estrutural mental do sujeito”.
O aprendizado deve ser visto como um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais (PIAGET, 1995).
Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno. A possibilidade de o aluno poder diversificar a representação do conhecimento, a aplicação de conceitos e estratégias conhecidas formal ou intuitivamente e de utilizar diferentes formas de linguagem redimensiona o papel da escola e de seus protagonistas (alunos,professores gestores). Maria Elisabete Brisola B. Prado.

Um comentário:

  1. Ola! Professora Vera, eu sou Mara Valdene, também sou professora, aqui na região norte do nosso país, e estou buscando mais informação a respeito deste tema, que tem grande importância para a melhoria da integração de nossos educand@s na transformação de nossos meios sociais. Essa visão que nós temos que ser mediador de conhecimento, causa ainda muita indiferença a maioria de nossos colegas, em outros causa desinteresse, por que na maioria das vezes se exige do professor, e o tecnicos continuam com a antiga tradição de exigencias. Participo também do curso de formação continuada, que aplicou este tema para buscarmos conceitos e debater. Esperamos que seja respeitado a nova reformulação curricular no país, seu blog foi de grande importância para contrução do meu projeto. Um forte abraço! Obrigada, Mara

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